Numa primeira abordagem, o equipamento de kyudo pode designar-se como equipamento desportivo. No entanto, o kyudo é, também, e sobretudo, uma forma de aperfeiçoamento e de auto-reflexão, pelo que a utilização do equipamento é também um meio de treinar a atitude e a consciência através do respeito e atenção adequados ao equipamento. Os principais objectos utilizados são o arco (Yumi), as flechas (Ya) e a luva (Yugake).
Arco (Yumi)
O arco japonês é o mais longo do mundo e a simplicidade e elegância da sua forma fazem parte do seu carácter. Usar o arco e expressar a sua energia requer anos de prática e sensibilidade. Não é muito diferente de um bom instrumento musical. Na sua construção tradicional, os arcos são feitos manualmente e são constituídos por um núcleo composto por 3 a 5 lâminas de bambu e madeira. O núcleo é revestido por duas capas de bambu, uma anterior e outra posterior (uchidake e todake). Lateralmente, o núcleo é revestido por duas capas de madeira. O bambu dá flexibilidade mas não tem força e a madeira dura tem força mas é quebradiça. Os dois materiais conjugam-se num equilíbrio que é a “vida” do arco. Tanto histórica como contemporaneamente, esta construção do arco tem algumas variantes. Alguns artesãos/fabricantes (yumishi) preferem usar exclusivamente bambu no núcleo, ou usar
Depois da 1950, generalizou-se o uso de arcos em fibra de vidro e fibra de carbono. Estes arcos sintéticos são utilizados sobretudo por principiantes durante os primeiros anos, normalmente até ao nível de 4º ou 5º dan.
Flechas (Ya)
As flechas tradicionais são feitas de bambu, preparadas e alinhadas manualmente. As penas eram há poucas décadas de aves como o falcão ou águia. Actualmente estas são espécies protegidas, pelo que a IKYF só admite a sua utilização quando sejam flechas adquiridas antes destas limitações. Actualmente utilizam-se penas sistéticas e de aves como o ganso, o cisne, ou o peru. As pontas das flechas são normalmente metálicas, e para o tiro ao alvo standard – 28 metros – são rombas, enquanto para o tiro ao makiwara são convexas.
Flechas para tiro a longa distância – 60, 90, 120 metros – são normalmente diferentes, mais leves e com penas mais pequenas.
Luva (Yugake)
A técnica especial de tiro do Kyudo requer uma luva de tiro adaptada à mão do atirador. A luva é feita de pele de veado que é preparada especificamente para o efeito. Existem três tipos de luva – três dedos (Mitsugake), quatro dedos (Yotsugake) e cinco dedos (Morogake) – sendo o tipo mais comum a de três dedos. A luva caracteriza-se por ter o polegar endurecido, tendo também frequentemente o pulso rígido.