O que é “Kyudo”? Kyudo é a arte marcial tradicional japonesa de tiro com arco japonês.
É muito caro praticar Kyudo? Os custos de praticar Kyudo são similares a outros desportos. A ANKP disponibiliza alguns arcos e outro equipamento aos seus associados, baixando o investimento a quem se inicia no Kyudo. O investimento é assim gradual, em função da experiência do praticante. Para começar, por exemplo, basta um fato de treino e uma meias (de preferência brancas). Mais tarde será necessário comprar o traje, a luva, as flechas, arco, etc., cujos preços variam muito consoante a sua qualidade. Além do equipamento, é preciso estar filiado na ANKP, pagando a sua quota e comparticipar nos custos do local de prática. O Kyudo é uma prática estritamente amadora e não lucrativa (as aulas não são pagas), a quota da ANKP e o adicional de cada núcleo de prática são dimensionados para cobrir as despesas dos locais, desgaste de material, etc…
Qual a principal diferença entre o Tiro com Arco Ocidental e o Kyudo? O tiro com arco ocidental é um desporto eminentemente competitivo onde a evolução da técnica e da tecnologia dos equipamentos tem um papel importante no sucesso da prática. O Kyudo é uma forma de tiro com arco tradicional, onde os movimentos se encontram ritualizados e o equipamento se mantém com muito poucas alterações desde há centenas de anos. Se o tiro com arco ocidental se foca principalmente no sucesso competitivo, o Kyudo põe ênfase na forma e postura do corpo e na execução adequada dos movimentos, levando, então, ao atingir do alvo de forma consistente.
Como começar? Para começar basta enviar um email ou aparecer nos horários regulares de prática.
Onde praticar ? Em qualquer um dos locais indicados no menu Praticar.
E há seguros? Ao ser sócio da ANKP,, fica abrangido por um seguro desportivo. No entanto, a prática do Kyudo é bastante segura, estando imbuída de vários procedimentos destinados a garantir a segurança dos praticantes.
E se só quiser ver? Como para praticar, todos são bem vindos aos horários de prática regulares, às Oficinas de Iniciação ou nos vários eventos participados pela ANKP.
E se eu tenho uma pergunta que não está aqui? A melhor forma de se esclarecer é aparecer nos treinos regulares ou entrar em contacto por email.
Como são as competições no Kyudo? A prática do Kyudo consta, essencialmente, da própria prática regular. A competição não constitui, por isso, um objectivo em si e no Kyudo não existem, normalmente, campeonatos organizados ao longo do ano como na maior parte dos desportos. A palavra que designa a competição é Taikai (大会), e a palavra que melhor traduz o seu significado é Torneio, e não campeonato. O próprio sentido etimológico da palavra – 大会, Taikai, grande encontro – é revelador do carácter destes eventos, um encontro e não uma disputa ou competição entre pessoas. Um torneio realiza-se, normalmente, num só dia (ou eventualmente em dois dias) em que os praticantes – individualmente e/ou em equipas – procuram efectuar o maior de acertos no alvo. No Japão existem Taikais regionais e nacionais, sendo os mais conhecidos o Taikai do Imperador (Kyoto), o Taikai Nacional (Kyoto), o Taikai de Meiji Jingu (Tokyo), o Taikai Nacional Universitário, e o Taikai Nacional de Escolas Secundárias. Na maior parte dos países Fora do Japão, os Taikai têm um carácter mais pontual e informal, podendo estar associados às épocas do ano – Taikai de Ano Novo, Taikai da Primavera, etc. – ou fazerem parte de uma programação mais regular.